O Instituto Leonardo Mannes foi criado em 2024 com a missão de desenvolver projetos sociais focados em esporte, educação e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O instituto foi idealizado com o intuito de levar saúde e bem-estar às pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de projetos voltados ao esporte e educação.
Nascido em 6 de novembro de 1946, na cidade de Luís Alves/SC, era filho de Bartolomeu Mannes e Azelina Campigoto Mannes. Ficou órfão de mãe aos três anos de idade e, desde então, trilhou uma jornada de desafios ao lado dos irmãos, sempre em busca de um destino melhor.
Estudou no Seminário de Azambuja, em Brusque, onde concluiu o ensino fundamental e médio. Posteriormente, mudou-se para Curitiba, onde concluiu o curso de Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Levava uma vida difícil, equilibrando o trabalho como bancário e os estudos universitários, mas nunca deixou de estender a mão a quem precisasse.
Casou-se em 1971 com Elvira, com quem teve três filhos. A família se mudou para Iporã/PR, onde lecionou por alguns anos até prestar concurso para o Banco do Brasil e ser transferido para Timbó/SC, lugar onde seus filhos cresceram e que o acolheu desde sua chegada.
Em 2003, faleceu vítima de câncer, mas deixou uma herança de gratidão e humildade, reconhecida por todos que tiveram a particularidade de conhecê-lo. De coração puro e alma nobre sempre se preocupou mais com o próximo do que consigo mesmo.
Hoje, nós, seus filhos, prestamos esta homenagem a esse grande homem, na esperança de continuar seu legado de auxílio ao próximo, com a mesma humildade e gratidão que sempre testemunhamos desde a infância.